Sejam Bem Vindos

Este site é destinado à valorização da música e dos músicos de Peruíbe e Região. Sejam Bem Vindos!



domingo, 20 de novembro de 2011

Música x Tecnologia


A música, além de ser uma arte, é uma profissão como todas as outras onde a tecnologia revolucionou o meio.

Com as mudanças tecnológicas, o desejo de ser contratado por uma gravadora deixou de ser o mais importante para um artista. A internet passou a ser o principal meio de divulgação de artistas e bandas que, por meio dela, comercializam suas músicas no formato MP3, divulgam seus vídeos no Youtube e a cada dia interagem mais com o seu público através das redes sociais.

Com essas mudanças, aqueles profissionais que não estão se atualizando, independente se têm trinta ou quarenta anos de profissão, estão perdendo lugar para os mais jovens que dominam as novas ferramentas. Este aspecto se reflete tanto na produção quanto na divulgação do artista. Exemplo disso é que não adianta querer produzir um CD da mesma forma que há vinte anos atrás, quando não existia música digital. Do mesmo modo, o marketing do artista deve ser feito diferentemente da época em que não existia a internet, onde tudo se centralizava nas emissoras de rádio.

Obvio que existem também os fatores negativos como, por exemplo, músicas de péssima qualidade que são produzidas e divulgadas na rede que se tornam “sucessos” devido à imposição da mídia, mas que com o tempo acabam esquecidas pelo público.

Como deu pra perceber, se atualizar é importante para quem deseja seguir uma carreira no ramo musical, mas não necessariamente para aqueles que cantam ou tocam algum instrumento. Uma equipe artística é composta de técnicos de som, produtores, profissionais de marketing, assistentes de palco e vários outros ofícios. Para quem deseja seguir algum deles, vale a pena se especializar, estar sempre atualizado e obviamente isso também serve para qualquer outra carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário