Se manter na mesma formação é pra poucos, muito poucos
Todos sabemos que o a música brasileira contemplou diversas bandas que fizeram muito sucesso de norte a sul do pais. Sabemos também que a grande maioria delas, em qualquer estilo, dificilmente mantiveram a mesma formação por muito tempo. Algumas mudaram de formação logo na estreia, outras demoraram mais tempo.
Os motivos dessa mudanças são diversos: diferenças, desentendimentos, ego, carreira solo, morte, dentre outros fatores.
Considerando todas essas dificuldades em se manter uma banda com sua formação original, destaco hoje duas, e somente elas, que mantiveram sua formação intacta por quatro décadas: Roupa Nova e Paralamas do Sucesso.
Mas qual dessas bandas possui o recorde de tempo na mesma formação? A resposta é Roupa Nova.
Frisando que não estou falando de longevidade de uma banda, isso é uma outra história, pois há bandas das décadas de 70 e até 60 que ainda estão ativas. Esse texto se refere a bandas com os mesmos integrantes desde o início e seu tempo sem mudanças de membros.
Então, podemos fazer um ranking atual e para os próximos dois anos:
Até 2021 - Roupa Nova
Em 2022 - Roupa Nova e Paralamas do Sucesso
A partir de 2023 - Paralamas do Sucesso
Pelo que percebemos, dificilmente outra banda nacional de qualquer estilo musical chegará nesta marca além dessas duas, visto que poucas bandas dos anos 90/2000 ainda estão com formação original.
Pra terminar, uma curiosidade sobre essas duas: Ambas nunca pararam, sempre estiveram gravando e na estrada, não teve idas e voltas, sempre ativas no cenário da música brasileira, até diante de situações como uma pausa em virtude do acidente do Herbert Vianna (2001) e também no caso do falecimento da Paulinho (2020).
Os fãs só tem a desejar: Vida (mais) longa a essas grandes bandas!
Fotos: Acervo pessoal
Confira Vídeo sobre esta matéria:
Nenhum comentário:
Postar um comentário