Sejam Bem Vindos

Este site é destinado à valorização da música e dos músicos de Peruíbe e Região. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Qual a Banda Nacional possui o recorde de maior tempo na formação original?

Se manter na mesma formação é pra poucos, muito poucos


         Todos sabemos que o a música brasileira contemplou diversas bandas que fizeram muito sucesso de norte a sul do pais. Sabemos também que a grande maioria delas, em qualquer estilo, dificilmente mantiveram a mesma formação por muito tempo. Algumas mudaram de formação logo na estreia, outras demoraram mais tempo.

        Os motivos dessa mudanças são diversos: diferenças, desentendimentos, ego, carreira solo, morte, dentre outros fatores.

        Considerando todas essas dificuldades em se manter uma banda com sua formação original, destaco hoje duas, e somente elas, que mantiveram sua formação intacta por quatro décadas: Roupa Nova e Paralamas do Sucesso.

        Mas qual dessas bandas possui o recorde de tempo na mesma formação? A resposta é Roupa Nova.

Arquivo Pessoal
        Com sua formação em 1980, o Roupa Nova atingiu em 2020 nada menos do que 40 anos com os mesmos componentes que iniciaram. Infelizmente, devido a morte do vocalista/percursionista Paulinho, a marca não pôde ser ampliada em 2021, porém os mesmos se mantém no topo até o momento.

        Já os Paralamas do Sucesso, formados em 1982, atualmente possuem 39 anos de formação, sou seja, em 2022 irão alcançar a marca de 40 anos e se juntar ao Roupa Nova no 1º lugar, e que ao que tudo indica, assumirão a ponta em 2023, sendo a primeira a atingir o tempo de 41 anos na mesma formação.

        Frisando que não estou falando de longevidade de uma banda, isso é uma outra história, pois há bandas das décadas de 70 e até 60  que ainda estão ativas. Esse texto se refere a bandas com os mesmos integrantes desde o início e seu tempo sem mudanças de membros.

        Então, podemos fazer um ranking atual e para os próximos dois anos:

        Até 2021 - Roupa Nova

        Em  2022 - Roupa Nova e Paralamas do Sucesso

        A partir de 2023 - Paralamas do Sucesso

        Pelo que percebemos, dificilmente outra banda nacional de qualquer estilo musical chegará nesta marca além dessas duas, visto que poucas bandas dos anos 90/2000 ainda estão com formação original.

        Pra terminar, uma curiosidade sobre essas duas: Ambas nunca pararam, sempre estiveram gravando e na estrada, não teve idas e voltas, sempre ativas no cenário da música brasileira, até diante de situações como uma pausa em virtude do acidente do Herbert Vianna (2001) e também no caso do falecimento da Paulinho (2020).

          Os fãs só tem a desejar: Vida (mais) longa a essas grandes bandas!


Fotos: Acervo pessoal

Confira Vídeo sobre esta matéria: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário