Sejam Bem Vindos

Este site é destinado à valorização da música e dos músicos de Peruíbe e Região. Sejam Bem Vindos!



sábado, 25 de dezembro de 2021

Parceria Musical Cazuza e Renato Russo


Não só para a grandeza do Rock Nacional, mas para toda a história da música brasileira, os dois maiores poetas do rock brasileiro poderiam ter composto grandes canções juntos, porém isso nunca ocorreu . 

Mas como explicar tal fato, sendo os mesmos da mesma geração e frequentadores de cenários similares na década de 80?


Antes de tentarmos chegar a qualquer conclusão sobre esse tema, acho importante frisar que tanto Cazuza quanto Renato Russo fizeram parcerias musicais com outros personagens da música brasileira, o que eleva ainda mais a curiosidade de por que ambos nunca terem feito sequer uma única música juntos.

A fim de conhecimento, elaborei uma lista com os parceiros de cada um deles ao longo da carreira, conforme a seguir:

Cazuza: Roberto Frejat, Guto Goff, Dé Palmeira, Mauricio Barros, Ezequiel Neves, Pequinho, Denise Barroso, Leoni, Lobão, Rogerio Meanda, Zé Luis, Waly Salomão, Renato Ladeira, Reinaldo Arias, João Rebouças, Nilo Romero, George Israel, Moraes, Gilberto Gil, Ritchie, Laura Finocchiaro, Renato Rocket, Leducha, Arnaldo Brandão, Rita Lee, Bebel GIlberto e Angela Ro Ro.

Renato Russo: Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Renato Rocha, Fê Lemos, Flavio Lêmos, Ico Ouro-Preto, Flavio Venturini, Leila Pinheiro, Marisa Monte e Carlos Trilha.

Como podemos observar, Cazuza possui um número maior de parceiros, que pode ser explicado por ele ter tido uma carreira solo efetiva, dando mais possibilidade a parcerias, ao contrario do Renato Russo que teve sua trajetória musical quase que integral voltada à Legião Urbana.

Mas vamos aos fatos: Por que Renato Russo e Cazuza nunca compuseram juntos? 

Uma das explicações se dá pelo fato de ambos serem letristas, fator que poderia ter sido uma primeira barreira, visto que normalmente os letristas não "dividem" letras por terem histórias muitas vezes intimistas e com visões próprias, o que tornaria aos dois um fator de dificuldade, já que possuíam formas peculiares de compor seus textos.

Mas sabemos que Renato Russo, além de letrista também compôs grande parte de seu repertório sozinho, ou seja, fez a letra e a música. Então por qual motivo ele não musicou alguma letra do Cazuza? 

É ai que entra a história da música " A Orelha de Eurídice":

Cazuza escreveu a letra de " A Orelha de Eurídice" e pediu pro Renato Russo fazer a música, porém Renato teve dificuldades em executar a tarefa, alegando que não possuía o costume de musicar letras e sim fazer ao contrário, ou seja, primeiro compor a música de depois escrever a letra. Outra desculpa foi que o tema "orelha" não havia agradado o líder da Legião Urbana. Com todos esses empecilhos, além da demora na devolutiva de Russo, acabou que o próprio Cazuza compôs a melodia para essa letra e terminou ficando como o único autor da obra (ouça aqui). Assim se encerrou a história daquela que foi a maior chance de os dois poetas comporem juntos uma música.

Se serve de consolo, pra não dizermos que os dois não possuíram algum tipo de influência um sobre o outro, Cazuza declarou publicamente que teve uma "inveja criativa" de Renato Russo pelo tipo de composição que abrangia temas sociais e políticos, como da música "Que País É Esse", se tornando uma inspiração que impulsionou a criação de um grande sucesso, a música "Brasil".  A parte disso, Renato Russo não se declarava poeta e sim letrista, mas considerava Cazuza um poeta, deixando notório o respeito que um tinha pela obra do outro.

Infelizmente, com a morte dos dois, essa história de comporem juntos não tem volta. Contudo, a não existência de sequer uma música da dupla é um mero acidente de percurso, mas que não diminuiu em nada o brilho e a história desses grandes personagens da música brasileira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário