Sejam Bem Vindos

Este site é destinado à valorização da música e dos músicos de Peruíbe e Região. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 31 de março de 2011

O Rock da Praia


O mundo da musica segue uma linhagem bem diferente do que se via há algum tempo atrás. Com o surgimento da internet, os cantores e bandas passaram a depender cada vez menos de selos e gravadoras para que seu trabalho seja divulgado a um grande número de pessoas. Mas, antes de falar sobre essa tendência, vamos recordar um pouco como era a música pop, especificamente aqui em nossa cidade em meados da década de 90.

Tenho algumas recordações em mente da Banda Cachorrada do Blues que, com uma tremenda técnica musical faziam à diferença nas baladas na época, venceram festivais e continuam na ativa.

Seguindo a linhagem pop-rock, havia a Próton do excelente guitarrista Marcelo. Eles fizeram parte de um CD coletânea só de artistas de Peruíbe.

Algum tempo depois surge a banda Versátil. Liderada pelo vocalista e baixista Miltinho, gravaram um CD independente e foram os primeiros peruibenses que tiveram um vídeo-clip veiculado pela MTV. Foram vice-campeões do festival Enseada Rock e quase chegaram a ser contratados por uma grande gravadora.

Com a idéia de renovar, em 1999 surge a No Haole. Liderada pelo guitarrista e vocalista Paulo Sérgio gravaram dois CDs independentes. Fizeram uma apresentação memorável na abertura do show do CPM 22 em 2006. Apresentaram-se na capital e no interior de SP. Também ficaram bem próximos do sucesso nacional.

A partir da década de 2000 surgiram bandas como Maromba, que se apresentou no quadro Pistolão do Domingão do Faustão e a Sananda com um trabalho musical diferenciado de ótima qualidade sobre assuntos ligados ao meio-ambiente obtendo reconhecimento até em outros Estados.

É claro que a lista não para por aí. Influencia Nativa, Siri na Lata, All Maçãs, Oskaravelhos e outras animavam as noites e as festas da nossa cidade e inspirando novos grupos. Como resultado surgiu bandas de colégio como Amigos da Kreuza e A-Six, que respectivamente em 2008 e 2009 foram representantes da cidade nas edições do Festival de Bandas Colegiais da TVB.

A partir da próxima edição falarei um pouco mais sobre esses artistas e comentarei sobre algumas questões: Qual foi a importância desses músicos para a cultura musical regional? Como estão atualmente? E qual a tendência pro futuro da musica pop de nossa cidade? Aguardem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário